12 de July de 2022 -

05 Dicas para o caminhoneiro conseguir um emprego

Os transportadores autônomos estão sempre em busca de uma oportunidade de emprego, mas como se preparar bem? Esse pode ser um desafio, pois é importante saber se preparar para uma entrevista, mas não se esqueça do básico: ter os documentos em dia.

Para ajudar você a CONFTAC preparou várias dicas simples!

1 Verifique a sua CNH

Primeiramente, como estão os seus documentos? Você tem habilitação C ou D para veículos acima de 3,5 toneladas? A categoria E, por exemplo, é apenas para quem tem mais de 21 anos.

Se você já possui a CNH para ser transportador autônomo, é importante verificar se ela tem alguma pendência. Muitas vezes, isso é o que vai impedir você de conseguir um emprego bom, mesmo que seja escolhido para a vaga. As empresas sempre vão questionar sobre isso, e você já pode resolver tudo antes!

2 Coloque os cursos em dia

Para ser caminhoneiro você também precisa estudar! Alguns cursos são muito solicitados no Brasil, como o de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP) e o Exerce Atividade Remunerada (EAR). Além disso, também vale a pena investir em cursos de direção defensiva e primeiros socorros.

Quanto mais você puder estudar, faça isso. Hoje, as empresas dão muito valor ao profissional que segue se atualizando, que entende das novas leis e têm vontade de aprender. Entender sobre mecânica e tecnologia também é sempre um bônus a mais!

3 Procure os anúncios

Saber onde estão os anúncios de vagas não é fácil, mas você pode começar pela sua rede de contatos. Pergunte a amigos que já trabalham como transportadores autônomos e tente conhecer novas pessoas que possam ajudar. Grupos no Facebook sobre vagas na sua região também ajudam.

Há muitos sites na internet que podem ajudar, basta pesquisar por vagas de caminhoneiro onde você mora. Mas tenha sempre cuidado com os anúncios: observe se o site é confiável.

4 Tenha um bom currículo

Para quem procura uma vaga, o primeiro passo é sempre ter um currículo. Portanto, faça o seu no computador e com os seus principais dados:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone e e-mail de contato;
  • Experiências profissionais anteriores

Aproveite o currículo para citar as empresas por onde passou e o tipo de serviço que fez. A dica é não fazer um currículo muito grande sem passar de três páginas. Se precisar, peça para algum amigo corrigir a escrita antes de enviar para as vagas.

5 Faça uma boa entrevista

Se você conseguiu uma entrevista, é hora de se preparar! E para isso temos mais algumas dicas:

  • Mostre que você gosta de aprender e não pensa que sabe tudo;
  • Fale sobre as suas experiências e não diga apenas que é bom na direção: mostre responsabilidade, organização e respeito;
  • Treine em casa antes da entrevista a forma como você vai se apresentar;
  • Não tenha medo de fazer perguntas específicas sobre a vaga;
  • Se você não tem experiência, não minta;
  • Fale da sua motivação por começar um novo desafio.

O melhor candidato para qualquer vaga é aquele que tem vontade de crescer. Essas dicas para o caminhoneiro conseguir emprego são ótimas, mas faça a sua parte: tenha um bom currículo e se prepare bastante para as entrevistas!

Para saber mais notícias e a rotina dos transportadores autônomos, continue lendo o blog da CONFTAC.

Imagem: Freepik