31 de May de 2022 -

Como proteger os seus dados no celular?

Você acessa a sua conta bancária pelo celular ou salva arquivos pessoais como fotos e documentos nele? Tudo isso é seu e precisa de privacidade e proteção de dados. Além disso, se alguém roubar o seu celular, pode de forma muito fácil acessar todas as suas informações. Os golpes e invasões aos celulares estão cada vez mais comuns. Às vezes, acontecem até sem você perceber, o que é um risco maior para quem circula por muitos lugares, como é o caso dos caminhoneiros. Existe alguma forma de se proteger e proteger os seus dados no celular? Vamos descobrir!

1. Deixe a tela bloqueada

Algumas pessoas não têm o hábito de bloquear a tela do celular depois que usa, mas esse é um erro. Bastam dois segundos para alguém se aproveitar da tela desbloqueada para pegar o seu celular e mexer em tudo, inclusive no aplicativo do banco. Além de bloquear a tela, faça questão de ter um código para o desbloqueio. Pode ser uma senha de números, deslizante ou como o seu aparelho permitir.

2. Tenha senha no aplicativo do banco

Se você aproveita a facilidade digital para pagar contas, fazer PIX e consultar seu saldo no aplicativo do banco, saiba que isso é ótimo. Modernizar a vida do caminhoneiro sempre é bem-vinda! No entanto, os aplicativos de bancos têm algumas funções que precisam ser habilitadas para ter proteger os seus dados no celular. Assim, se alguém pegar o seu aparelho, não vai conseguir entrar tão fácil na conta. Portanto, coloque uma senha obrigatória para entrar no aplicativo. E de preferência que ela não seja a mesma do seu cartão, certo? Outra dica é habilitar para que o aplicativo sempre peça a senha da conta para fazer uma operação financeira, até mesmo na hora do PIX.

3. Evite o sistema biométrico

Sabe quando você usa a digital do seu dedo para abrir um aplicativo? É o que chamamos de sistema biométrico, mas ele não é tão bom quanto parece. Na verdade, esse tipo de sistema é muito fácil de ser burlado por criminosos. Ao contrário do que você pensa, não é mais seguro do que colocar uma senha. Então, aposte mesmo é no código que em poucos segundos você digita e está mais seguro!

4. Habilite a autenticação em dois fatores

É claro que ninguém quer passar o tempo todo colocando várias senhas só para abrir um aplicativo, não é verdade? Mas existe uma forma de dobrar a sua segurança com a autenticação em dois fatores. É muito comum usar esse recurso no WhatsApp, por exemplo. Isso evita que outra pessoa “roube” o seu número e se passe por você pedindo dinheiro para outras pessoas. Confira o passo para ativar essa autenticação no aplicativo de conversas:
  1. Abra o WhatsApp; 
  2. Clique em CONFIGURAÇÕES;
  3. Clique em Conta > Confirmação em duas etapas;
  4. Depois, vá em ATIVAR;
  5. Escolha uma senha de 6 dígitos e confirme.
Viu como é fácil? Agora faça com o seu WhatsApp e se proteja!

5. Ative a senha do chip

Caso você não saiba, o chip do seu celular também pode ter uma senha, e recomendamos que ele tenha! O chip que você coloca no aparelho e tem o seu número pode ser roubado na rua e colocado em outro aparelho, fazendo a pessoa se passar por você. Como evitar isso? Confira o passo a passo do Android para ativar a senha do seu chip e evitar que qualquer pessoa possa usar ele em outro celular:
  1. Acesse CONFIGURAÇÕES;
  2. Vá em SEGURANÇA;
  3. Clique em “Configurar bloqueio do SIM”;
  4. Escolha a opção para exigir o PIN.
  5. Clique em OK e digite o código padrão que vem junto com chip quando você compra na operadora;
  6. Clique em OK e “Alterar PIN do SIM”.
  7. Escolha uma nova senha.
Se o seu celular é um iPhone, este é o passo a passo:
  1. Vá em AJUSTES > Celular > PIN do SIM;
  2. Ative a opção e insira o código padrão da operadora;
  3. Clique em OK;
  4. Vá em ALTERAR PIN e coloque uma nova senha.
Depois de fazer tudo isso, é importante anotar o número IMEI do seu celular. Ele é como um código que só o seu aparelho tem e facilita o bloqueio total quando alguém é roubado. Caso não saiba o IMEI, digite *#06# e irá descobrir. Agora que você já conhece todas essas dicas, comece a colocar em prática! Ficar na estrada pode ser ótimo, mas você acaba passando por muitos lugares, usando o celular e corre riscos de perder o aparelho ou ser roubado. Toda proteção ajuda a fortalecer o seu trabalho e segurança!