25 de August de 2022 -

CONFTAC informa atualização dos valores da tabela de pisos mínimos de fretes reajustados pela ANTT

Na última terça (23), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma nova portaria com reajustes dos novos valores de pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A atualização foi gerada a partir da variação no preço do óleo diesel superior a 5% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM).  Os valores atualizados já podem ser calculados através da Calculadora de Fretes diretamente no site da ANTT: https://calculadorafrete.antt.gov.br/.

No dia 19 de agosto, a ANP divulgou a última atualização semanal da pesquisa de preços do Diesel S10, que decretou o valor repassado ao consumidor em R$7,13 por litro. As regras gerais dos reajustes previstos preveem a metodologia de cálculo e os coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de transporte rodoviário remunerado de cargas por eixo carregado. É possível conferir os preços atualizados dos pisos mínimos de acordo com cada categoria na Portaria nº 214/2022.

Saiba mais sobre as regras do PNPM e sua implementação: https://portal.antt.gov.br/politica-nacional-de-pisos-minimos-do-transporte-rodoviario-de-cargas