23 de February de 2022 -

CONFTAC monitora a abertura de novos postos de pesagem em breve na BR-101 e BR-386

Os novos postos de pesagem na BR-101 e BR-386, construídos pela CCR ViaSul, devem entrar em funcionamento em breve, aumentando a segurança e eficiência dos serviços de rotina dos transportadores autônomos. A Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), com afiliadas em várias regiões do país, já se posicionou positivamente ao anúncio por atender algumas das demandas que ajudam a aumentar a fiscalização nas estradas e monitora as datas de início do funcionamento.

Cada posto contará com cerca de 13 colaboradores responsáveis pela pesagem dos veículos de carga, além da balança seletiva, um dispositivo montado na pista adjacente à rodovia por onde todos ônibus e caminhões passarão em uma velocidade máxima de até 60 km/h. Caso seja verificada alguma anormalidade, como o excesso de peso, o veículo será direcionado à balança de precisão para uma nova pesagem.

De acordo com André Costa, Presidente da CONFTAC, é importante oferecer cada vez mais estruturas que agilizem o transporte de cargas. “Os novos postos com mais pessoas trabalhando e uma balança seletiva asseguram a fiscalização correta ao identificar irregularidades e permite que aqueles dentro das regulamentações possam seguir o seu trabalho. Para nós, isso é fundamental”, destaca.a

Ao todo, serão quatro postos novos nas rodovias de concessão da CCR ViaSul, sendo dois na BR-101 (na altura do km 41 e 49, em Terra da Areia) e dois na BR-286 (um no km 262, em Fontoura Xavier, e outro no km 47, em Triunfo). A operação das estruturas será feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão regulador e que aplica as sanções legíveis necessárias em cada situação. A construção dos postos de pesagem estava prevista na cláusula contratual da CCR ViaSul.