As entidades representativas dos setores do Transporte Rodoviário de Cargas se reuniram na quarta-feira (04) com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir os principais pontos sobre a Revisão Extraordinária do Plano Nacional dos Pisos Mínimos de Fretes (PNPMF). Sempre atenta às necessidades dos transportadores autônomos e com compromisso de acompanhar as iniciativas de diálogo entre as instituições, a Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas – CONFTAC esteve presente na ocasião, participando do encontro mensal a respeito da redução média nos valores de -2,89% a -3,68% no cálculo de fretes determinado na Portaria Suroc nº 219/22.
Além da redução, outra revisão está prevista para ser publicada em 2023 com atualizações de informações colhidas em processo de participação social (PPCS). Durante a reunião, os representantes debateram sobre a implementação da Prova Eletrônica de Conhecimentos, conforme a Resolução ANTT nº 4799/15, aplicada para 6.201 profissionais transportadores autônomos de cargas (TAC) e responsáveis técnicos (RT) ainda em setembro de 2022. A partir do exame, foram detectados resultados positivos, com 92,95% de aprovação e 70% de acertos.
É possível acessar mais informações sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete PNPM no site da ANTT, assim como conferir os novos valores mínimos do frete rodoviário conforme o tipo de carga na Portaria Suroc de 03 de outubro de 2022.