3 de March de 2022 -

Dicas de segurança no trânsito

A segurança no trânsito exige atenção redobrada dos transportadores autônomos. Além de estarem sempre atentos à maneira como dirigem, também precisam ter cuidado para imprevistos na estrada e erros dos demais motoristas. Algumas práticas ajudam a reforçar a segurança no trânsito e garantir que o caminhoneiro chegue ao seu destino sem se arriscar!

Direção defensiva

Quem opta pela direção defensiva está optando também por antecipar os riscos e se prevenir deles. Essa é uma forma mais segura, pois permite ter consciência dos possíveis incidentes ao redor, como em uma zona com muita circulação de pessoas ou animais, ou ainda próximo a um veículo que parece estar descumprindo as leis de trânsito. Outros hábitos também reforçam a direção defensiva, como verificar sempre o nível de combustível e revisar o veículo antes de pegar a estrada. Deve-se respeitar a ultrapassagem somente pela esquerda com a sinalização correta, manter os faróis baixos à noite e nunca dirigir alcoolizado ou até mesmo com sono.

Não se distraia!

Distrair-se na direção pode ser fatal! Hoje em dia, um dos maiores riscos é o uso do telefone celular enquanto se dirige Essa prática é perigosa para a sua vida, para a vida dos outros e pode gerar até multa. Mesmo que você use fones de ouvido, a conversa pode desviar a sua atenção da estrada. Por isso, opte sempre por parar o caminhão para falar ao telefone.

Cinto de segurança obrigatório!

O uso do cinto é uma das principais medidas de segurança no trânsito e que é feita de uma forma muito fácil. Ele pode salvar vidas e deve ser utilizado por você e qualquer acompanhante no veículo, pois essa também é uma responsabilidade do motorista. Antes de viajar, verifique sempre se todos os cintos estão funcionando corretamente.

Atenção nos dias de chuva!

Se está chovendo, significa que há mais riscos na estrada. Com a visibilidade reduzida, a segurança no trânsito passa a ser ainda mais importante! Para se prevenir de acidentes, reduza sempre a velocidade nesses casos, mantenha a luz baixa dos faróis e uma distância segura dos demais veículos. Frear em cima do outro veículo e de maneira brusca não é a melhor decisão nesses casos quando a pista está molhada. Além disso, lembre-se de verificar sempre se o limpador de vidro está funcionando bem antes de sair.

Evite dirigir com sono

Sono e volante não combinam! Essa é uma das principais causas de acidentes no trânsito, por isso é importante reconhecer quando você não está em condições de dirigir. Ao notar os olhos pesados, dificuldade de se concentrar na estrada e bocejos frequentes, faça questão de parar. Algumas dicas também ajudam a evitar o sono na estrada:
  • Opte por refeições leves que não causem fadiga;
  • Mantenha um nível de ventilação no interior do veículo;
  • Use óculos de sol durante o dia;
  • Evite longas jornadas;
  • Faça paradas.
Para conferir mais dicas periódicas de segurança no trânsito, acompanhe sempre nossas redes sociais!