No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.
Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.
Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.
Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 39 mil transportadores e realizou mais de 1,9 milhão de avaliações veiculares.
A CNT, o SEST e o SENAT reconhecem que as questões ambientais demandam preocupação e mobilização globais e que a participação de todos os setores da sociedade é fundamental para solucioná-las. Sob essa perspectiva, o Despoluir desenvolve diversas ações com foco no desenvolvimento sustentável, entre elas, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL.
Essa linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do setor de transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas. Sua execução ocorre por meio de unidades móveis que vão até os transportadores para aferirem ônibus e caminhões movidos a diesel.
Os técnicos que operam essas unidades contam com equipamentos – opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado – para realizarem as avaliações veiculares, com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.
Destaca-se que as avaliações veiculares ambientais do Despoluir são realizadas pelas equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga afiliadas à CNT, com o apoio das Unidades do SEST e do SENAT.
1
Estudos comprovam que os trabalhadores do setor de transporte são os mais expostos aos poluentes advindos da sua atividade. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o material particulado (MP) – tipo de poluente emitido por veículos a diesel – pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.
2
Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.
3
Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.