9 de September de 2022 -

RENAVAM incorreto pode causar notificação de “Benefício Suspenso” do Auxílio Caminhoneiro

Atenta ao pagamento do Auxílio Caminhoneiro, a Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas – CONFTAC alerta para os casos que estão sendo notificados com a mensagem “Benefício suspenso”. Segundo o Governo Federal, essa notificação ocorre devido ao fato de o RENAVAM informado na declaração enviada para receber o benefício ser diferente daquele cadastrado no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A orientação para os transportadores autônomos que estão passando por esse problema é que façam a consulta ao seu RENAVAM cadastrado no site http://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login. Se o erro do RENAVAM for junto à ANTT, deve-se solicitar a correção através da linha telefônica gratuita 166 ou no e-mail ouvidoria@antt.gov.br. Ao fazer a correção até às 18h do dia 12 de setembro, a previsão de pagamento da 1ª, 2ª e 3ª parcela do auxílio é para o dia 24 do mesmo mês.

Caso o erro do RENAVAM esteja incorreto na autodeclaração enviada para solicitar o auxílio, é necessário aguardar a nova funcionalidade que estará disponível no aplicativo Gov.br até o final de setembro (ainda sem data). Assim que a opção for liberada, os transportadores deverão realizar a correção por ela.