7 de March de 2022 -

SEST SENAT lança campanha e curso para mulheres transportadoras de carga

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o SEST SENAT lança luz aos desafios das mulheres que trabalham como transportadoras autônomas. Atualmente, elas têm conquistado mais espaço e evoluem na profissão, mas ainda é necessário o impulso de várias formas, exatamente como é a proposta da campanha “Transporte é #LugarPraMim, sim”, que já conta com o apoio do Movimento A Voz Delas (iniciativa da Mercedes-Benz) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Outra iniciativa é o Curso de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas, que acontecerá na unidade da Fabet localizada em Mairinque/SP. A oportunidade é exclusiva para mulheres que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C, D ou E e que querem se tornar motoristas do transporte de cargas e conduzir caminhões país afora. O curso será ministrado pela Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) e também fortalece a presença das mulheres no cenário do transporte, transformando o setor em cada vez mais incluso e igualitário. Para se inscrever, as mulheres devem atender aos pré-requisitos:
  • Ter ensino fundamental completo (desejável ensino médio completo).
  • Ter CNH na categoria C, D ou E.
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir.
  • Não ter experiência formal como motorista, registrada em carteira de trabalho.
O curso tem carga horário de 112 horas em período integral por 12 dias consecutivos. Dividido em oito módulos, ele conta com uma etapa de atividades práticas supervisionadas, com aplicação de conceitos de segurança e direção econômica. São disponibilizadas 56 vagas, distribuídas em quatro turmas, com início previsto para abril de 2022:
  • Turma 1: de 4 a 15 de abril.
  • Turma 2: de 18 a 29 de abril.
  • Turma 3: de 9 a 20 de maio.
  • Turma 4: de 30 de maio a 10 de junho.
A matrícula e o curso serão custeados pelo SEST SENAT, e os valores relativos à alimentação, ao deslocamento e à hospedagem serão de responsabilidade das alunas. O edital pode ser conferido no site do SEST SENAT e a inscrição neste link.