Muitas mulheres, especialmente as mais jovens que estão pensando em seguir com a profissão de motorista de ônibus ou caminhão, têm algumas dúvidas sobre como se tornar uma motorista profissional.
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), o número de mulheres com CNH que trabalham como motoristas profissionais aumentou 10% em comparação com o ano anterior. Isso mostra que as mulheres estão cada vez mais presentes no trânsito paulista.
Por isso se você está pensando em dirigir veículos que exigem habilitação nas categorias “C” (vans até oito lugares, caminhonetes, pick-ups, caminhões), “D” (ônibus, micro-ônibus, tratores) ou “E” (trailers, carretas e veículos articulados) vai precisar passar pelo procedimento de mudança de categoria da CNH, junto ao Detran/SP.
Mas antes de tudo é importante destacar que para quem está interessada em dirigir estes veículos é necessário ter, pelo menos, um ano de experiência na categoria anterior da CNH e que ela esteja em dia, ou seja, não pode estar suspensa ou cassada. Também é importante não ter cometido infrações graves ou gravíssimas ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses, além de não ser possível pular categorias.
Com estes detalhes em ordem, o próximo passo é encontrar uma autoescola que ofereça o curso de formação para motoristas de caminhão ou ônibus. Este curso é obrigatório e inclui aulas teóricas e práticas específicas para a categoria desejada.
Depois de concluir o curso é possível agendar o exame prático de direção, que será feito com um veículo da categoria correspondente. Ao passar no exame, a pessoa recebe a CNH com a nova categoria e está apta a começar a jornada como motorista de caminhão ou ônibus.
Pode parecer um processo um pouco demorado, mas não há mistérios e estamos aqui para ajudar vocês em cada passo! Contem conosco para realizar esta transição da maneira mais tranquila possível!