A produção de caminhões chegou a 64,6 mil unidades no primeiro semestre, avanço de 36,5% na comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados divulgados pela Anfavea. Mesmo com este grande aumento porcentual é necessário lembrar que no ano passado, por causa da chegada dos motores Euro 6, a produção sofreu forte queda nos seis primeiros meses do ano.
Em junho a produção foi de 12,2 mil unidades, alta de 9,5% com relação a maio e grande expansão de 74,1% sobre igual mês do ano passado.
As vendas de janeiro a junho somaram 56,8 mil unidades, incremento de 8% sobre o primeiro semestre do ano passado. Em junho as vendas somaram 10 mil unidades, avanço de 4,6% na comparação com maio e expansão de 26,6% com relação ao mesmo mês do ano passado.
O ponto negativo do setor de caminhões foi registrado nas exportações, com 7 mil unidades de janeiro a junho, queda de 13,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A indústria de caminhões sonha com volumes maiores de produção no Brasil, mirando as 200 mil unidades por ano, de acordo com Marcio Querichelli,presidente da IVECO, que também participou da coletiva da Anfavea. Esse volume também já foi citado pelo executivo durante evento AutoData, ao lado de Christopher Podgorski, CEO e presidente da Scania Latin America.
Para chegar ao patamar das 200 mil unidades é necessário um trabalho conjunto muito grande da indústria e do governo…
Fonte: Autodata
Ver matéria na íntegra: https://lnkd.in/d95WNcSu