5 de June de 2023 -

Acordo prevê integração entre ministérios dos Transportes e das Cidades em educação no trânsito

Melhorar a educação no trânsito e a mobilidade urbana no país são os objetivos do acordo de cooperação técnica retomado na quarta-feira (31) pelos ministérios dos Transportes e das Cidades. A atualização desse laço reforça a necessidade que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) têm de agirem de forma integrada para capacitarem munícipios e gestores públicos a adotarem as melhores políticas e práticas do setor.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, trânsito e mobilidade urbana estão diretamente ligados. Neste cenário, a integração da Senatran com a Semob é essencial para reduzir sinistros e mortes nas avenidas e estradas do país. Participou também da reunião o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia.

“Estamos falando de mudar a forma de pensar o trânsito e a mobilidade no país, o que exige um maior alinhamento entre as secretarias”, destacou Catão. Este trabalho se junta a outras iniciativas do Ministério dos Transportes, como incluir segurança viária como critério para investimentos públicos e a ampliação das adesões ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Como base do acordo, definiu-se o estabelecimento de reuniões técnicas periódicas para atualizar o conteúdo programático de cursos de capacitação, discutir projetos na área de mobilidade ativa e micro mobilidade para a população e apresentar inciativas capazes de fazer a diferença na educação no trânsito e na mobilidade urbana. Outros pontos são o incentivo a boas iniciativas, como o Prêmio Bicicleta Brasil, e o uso de plataformas de ensino à distância para capacitação de gestores públicos.

Legenda: Reunião entre secretários ampliou parceria entre ministérios dos Transportes e das Cidades