2 de agosto de 2024 -

Agosto Dourado: amor e saúde através do leite materno

Não é segredo para ninguém que o leite materno contribui para o desenvolvimento saudável dos bebês, protegendo-os de doenças e promovendo o necessário crescimento físico e cognitivo. E além dos benefícios aos pequenos, o aleitamento também traz ótimas vantagens às mães, como a ajuda na perda de peso pós-gestação, fortalecimento emocional e físico e a redução dos riscos de problemas de saúde ao longo prazo. 

O período de amamentação é um momento muito especial de troca e vínculo entre mãe e filho. A conexão nutre não apenas o corpo, mas também cria laços de confiança e amor.

Entre os dias 1 e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, inserida no mês conhecido como Agosto Dourado. A iniciativa destaca a importância do leite materno, simbolizado pelo “dourado”, que representa seu padrão ouro de qualidade e nutrientes essenciais para os bebês, como um verdadeiro “elixir da vida”, que fornece tudo o que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, recomendado, inclusive, até os dois anos de idade. Ele não só nutre, mas também protege contra infecções e doenças crônicas futuras.

Para as mães que, por algum motivo, não conseguem amamentar, o banco de leite é uma importante fonte de suporte. Ele oferece leite materno doado, garantindo que todos os bebês tenham acesso aos benefícios do leite materno, mesmo quando não podem ser amamentados pela própria mãe.

A doação de leite materno é um gesto poderoso que pode salvar vidas. Um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia, especialmente aqueles que estão internados e necessitam deste suporte nutritivo e imunológico.

Portanto, ser mãe é uma dádiva e amamentar é um ato de amor e cuidado. Se uma mãe está amamentando, considerar também ser uma doadora de leite materno pode fazer toda a diferença na vida de um bebê.

Para encontrar o Banco de Leite Humano mais próximo é só acessar o site do Ministério da Saúde e verificar os contatos dos bancos de leite humano em suas cidades: Ministério da Saúde – Doação de Leite.

Fonte: A Voz Delas