Em parceria com diversas empresas, a MAN mantém o projeto “Inovação Autônoma em Operações de Terminais” (ANITA – “Autonomous Innovation in Terminal Operations”), onde avalia o uso de caminhões autônomos para o transporte dentro de um terminal de contêineres.
O projeto de pesquisa é financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática, e durou um total de três anos, onde, por cerca de seis meses, os especialistas testaram o veículo em uso prático no DB Intermodal Services Container Depot e no DUSS Container Terminal em Ulm, na Alemanha.
O caminhão pode operar de forma totalmente autônoma, mas tinha sempre um motorista de segurança dentro da cabine. Apesar disso, nenhum incidente grave foi registrado.
O grande destaque do projeto é o ganho em eficiência no transporte. De acordo com a MAN, o uso do caminhão autônomo aumentou a produtividade média em 40%, em relação aos caminhões dirigidos por humanos.
Além disso, o veículo autônomo pode operar de forma mais estável, o que também amplia a segurança dentro do local de uso.
O projeto serve para refinar a tecnologia autônoma para comercialização futura, tanto para operações dentro de espaços confinados, como nesse caso, como em rodovias.
LINK: https://blogdocaminhoneiro.com/2023/10/caminhao-autonomo-man-e-40-mais-produtivo/