7 de April de 2023 -

Caminhoneiro denuncia descaso de empresa para autorizar descarregamento – Brasil do Trecho

Um caminhoneiro que mora em Figueirópolis, município de Tocantins denuncia o abuso de algumas empresas da região no descaso na demora para o descarregamento dos produtos.

Os profissionais passam vários dias na fila esperando autorização para descarregar enquanto são totalmente ignorados por quem deveria cumprir o seu dever corretamente.

 

A prática se torna abusiva e o caminhoneiro que denuncia todo o ato, senhor Aderbal, pontua que os veículos estão servindo de armazém para as empresas.

 

Toda vida é desse jeito aí, é cheio de caminhão, os caminhões é que servem de armazém. Aí vai reclamar acha ruim né!”

O profissional ainda fala que a situação não é referente apenas a sua e outros caminhoneiros enfrentam igual ou pior por dias e dias esperando para descarregar e não são  ressarcidos pela demora.

 

O que diz a lei do caminhoneiro sobre espera no carregamento e descarregamento

Conforme a lei do caminhoneiro 13.103 que pontua sobre alguns aspectos relacionados à profissão como jornada de trabalho, tempo de direção e a função do motorista, fala a respeito do tempo de demora para carga e descarga.

O motorista pode ficar aguardando no máximo por 5 horas no local para carregar ou descarregar a mercadoria, tempo esse contado desde a chegada no destino.

Ultrapassando esse limite o valor é calculado por tonelada/hora ou fração e deverá ser pago ao transportador autônomo de carga ou a empresa de transporte rodoviário responsável.

 

FONTE: https://www.brasildotrecho.com.br/2023/03/caminhoneiro-denuncia-descaso-de-empresa-para-autorizar-descarregamento-os-caminhoes-que-servem-de-armazem/