8 de June de 2023 -

Caminhoneiros comemoram aprovação da MP 1153 no congresso nacional

Entrará em vigor se sancionada pelo presidente da república 

MP 1153 foi aprovada pelo congresso nacional e deu uma grande felicidade para os caminhoneiros autônomos que antes viviam à mercê da escolha de embarcadores na negociação do seguro.

Se sancionada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, os profissionais autônomos de carga poderão ter o direito e autonomia de escolher a seguradora e negociar os pontos da apólice.

 

Anteriormente o motorista passava por uma grande burocracia não tendo voz na negociação e muita das vezes quando precisava usar a proposta contratada após a sinistro, não era ressarcido.

 

Com esse tipo de contratação o caminhoneiro sempre saía prejudicado tendo o valor descontado dentro do frete, quando aciona o seguro não tinha cobertura e ainda precisava confiar em um atravessador que tirava muito recurso do próprio caminhoneiro.

A situação não era nada favorável para os motoristas que agora poderão ter o direito de voz ativa na contratação do seguro.

A MP também trata do exame toxicológico que ainda continua sendo obrigatório para os caminhoneiros e não houve alteração no pagamento de frete que agora também poderá ser eletrônico.

Algumas confederações participaram e apoiaram as propostas que a MP tratava como sindicam de Ourinhos e a CNT(Confederação Nacional dos Transportes).

 
 
 
 
fonte: https://brasildotrecho.com.br/2023/06/caminhoneiros-comemoram-aprovacao-da-mp-1153-no-congresso-nacional/