22 de March de 2023 -

Conftac considera necessária a produção de novos estudos sobre o biodiesel

Está em debate as consequências do aumento do biodiesel no óleo diesel anunciado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O referido Conselho aprovou resolução que estabelece em 12% o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil, a partir do mês de abril, e o aumento para 15% de forma progressiva até 2026.

Com a implantacao da nova medida se preve um aumento de 2 centavos no preço do diesel na bomba para o consumidor. Enquanto a indústria do biodiesel e os ambientalistas esperavam um aumento mais acelerado desse percentual, a medida pesa no bolso do consumidor e é criticada pelo setor de transporte, que aponta falta de qualidade do biocombustível para misturas acima de 10%, o que causaria problemas mecânicos nos veículos, como a formação de borra nos motores. 

A Conftac entende ser necessária a produção de estudos complementares que garanta o equilíbrio entre as questões ambiental, produtiva e social e a efetividade do novo percentual de biocombustível no óleo diesel.

Hoje, o diesel comum contém 10% de biodiesel. Este percentual, que é aumentado ano a ano, ajuda a manter a produção de biodiesel aquecida e a diminuir a poluição lançada na atmosfera.