Capital do Brasil era a única unidade da federação a não ter um Ipem. Projeto de lei que prevê criação do Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal será enviado à Câmara Legislativa
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o governo do Distrito Federal (GDF) firmaram parceria para instalar, em Brasília, o primeiro Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-DF).
Sendo a única unidade da federação a não possuir um órgão delegado do Inmetro, pelo acordo, um projeto de lei será encaminhado à Câmara Legislativa a ser aprovado pelos deputados distritais.
No entanto, a minuta da proposta do Executivo foi assinada, no último sábado (13), pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, na Casa do Caminhoneiro, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).
De acordo com o ex-presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral (Coopercam-DF), Valdelino Barcelos, hoje, uma das principais dificuldades enfrentadas pela categoria é a ausência de um órgão delegado em Brasília.
Isso porque os caminhoneiros, que precisam fazer a inspeção anual dos seus veículos, precisam se deslocar a outros estados e aguardar meses para atender as exigências legais.
Ainda, segundo Barcelos, da Coopercam-DF), atualmente, a fila de espera de usuários do Distrito Federal chega a sete meses.
Terminal de cargas
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, informou que a criação do Ipem-DF viabilizará a construção de um terminal de cargas perigosas, em Brasília.
“Desse modo, a ação vai fortalecer o comércio e a indústria, proporcionando assistência técnica ao setor produtivo, promovendo a concorrência justa e apoiando os consumidores”, declarou Brito.
Já a governadora em exercício, Celina Leão, disse que a criação do Ipem é ato que confere dignidade aos trabalhadores e fortalece a economia do DF.
“Nós teremos uma fiscalização ampliada nos comércios. Então, quem ganha é a população do Distrito Federal, que vai ter acesso a esse tipo de medição, sem se deslocar a outros estados”, concluiu Celina.
Para o diretor de avaliação da conformidade do Inmetro, João Nery, a vigilância de mercado do Ipem-DF trará maior tranquilidade a toda a população.
Fonte: BNC Amazonas