7 de March de 2023 -

Está valendo nova tarifa de pedágio em praças da Rodovia Dutra

A EcoRioMinas anunciou o início da cobrança de pedágio nas praças de concessão BR-116/465/493/RJ/MG. Ou seja, a concessão abrange a BR-116 (RJ/MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ).

Dessa forma, caminhões que circulam por esses trechos, devem ficar atentos às duas novas praças, P4 e P5, “Viúva Graça” e “Viúva Graça B”. E na sua extensão em Seropédica (RJ).

Seja como for, o início da atividade foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Assim, confirmado pela Deliberação nº 56/2023.

Dessa forma, a cobrança de tarifas começou a ser feita a partir da 0h desta quarta-feira (1). E a ANTT autorizou o reajuste de 9,12% no valor da tarifa. Ou seja, referente à variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) terá valor de R$ 15,10 por eixo. Confira a tabela a seguir.

Sobre as novas praças

Ademais, a ANTT lembra que as novas praças eram de concessão da CCR RioSP. Porém, desde setembro do ano passado fazem parte de um novo contrato de concessão, com a EcoRioMinas. Dessa forma, com o início da nova concessão, os termos, acordos e as isenções vigentes no contrato anterior estão descontinuados.

 

Fonte: Redação Transporte Mundial