Em 2023, empresa havia anunciado investimento de R$ 250 milhões em tecnologia de IA anti-fraude para identificar motoristas idôneos
Criada em 2013 para conectar caminhoneiros a donos de cargas, a Frete.com estima que 95% dos roubos de carga acontecem porque um fraudador se faz passar por um motorista, por meio do crime de falsidade ideológica.
“A quantidade de informações online e as novas ferramentas de IA disponíveis para os fraudadores tem feito com que as fraudes tomem um patamar muito sofisticado, nunca visto antes”, conta Federico Vega, argentino fundador da Frete.com. “As ferramentas que foram desenvolvidas em 2023 já não são efetivas para detectar as fraudes de falsidade ideológica que estamos vendo em 2024. A única alternativa para combater as fraudes é fazer investimentos gigantescos em novas ferramentas, utilizando a IA, para conseguir estar um passo à frente.”
Para auxiliar nos processos de segurança dentro de sua plataforma, no ano passado a empresa anunciou um investimento de R$ 250 milhões em IA voltada para combate a fraudes. O papel da tecnologia é ajudar a identificar padrões de comportamento, monitorar e analisar o histórico do motorista, verificar sua identidade e impedir os possíveis criminosos. Com a ajuda dos algoritmos de IA anti-fraude, a Frete.com calcula que tenha conseguido evitar R$ 1,4 bilhão em roubo de cargas no ano passado.
Expansão da IA para outras áreas
Neste ano, a empresa decidiu expandir a aplicação de IA também para a “recomendação” e “precificação” dentro da plataforma, e a projeção é que ambas as soluções dupliquem o lucro das transportadoras. A primeira ferramenta realiza o trabalho de apresentar “o frete certo para o caminheiro certo no momento certo, como em um “match”, explica o empreendedor.
Depois de dois anos de pesquisa junto a parceiros chineses, a empresa criou um algoritmo de recomendação de fretes para aumentar a eficiência na contratação. Com o novo algoritmo de IA, a carga publicada pela empresa é direcionada para o caminhoneiro mais propício para carregá-la, por meio de análises de geolocalização, histórico do motorista, tipo de carga que costuma transportar, local de destino, entre outros fatores. As recomendações são enviadas via push e WhatsApp aos caminhoneiros. Em três meses, foi possível reduzir a ociosidade em 42% e gerar uma economia de R$ 480 milhões, calcula a companhia.
No caso da ferramenta de inteligência de precificação de fretes, por meio da IA, ela oferece informações atualizadas do preço que está sendo praticado por rota, por tipo de veículo, entre outras informações. Por exemplo, no Carnaval, um caminhão de cervejas vai ser mais caro do que em outras épocas do ano. “Desta forma, as transportadoras conseguem avaliar se estão precificando o frete de forma correta, de acordo com os preços praticados no mercado, para melhorar a sua receita”, explica o CEO da Frete.com.
As novas tecnologias de recomendações de fretes e precificação via IA estarão disponíveis somente para os usuários do novo plano Premium da empresa.
Para Vega, a IA deve transformar a logística rodoviária em todo o mundo, considerando que ainda há muita ineficiência e muitas pessoas fazendo trabalhos manuais: “Uma melhora na eficiência significa economia”, frisou.
Fonte: Época Negócios