21 de March de 2023 -

George Santoro assume a Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes

Advogado com vasta experiência no setor público, Santoro aceitou convite do ministro Renan Filho para contribuir com retomada de investimentos e modernização da matriz logística nacional

O advogado George André Palermo Santoro é o novo secretário-executivo do Ministério dos Transportes. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União: assinam o termo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com a nomeação, está completa a cadeia de comando da pasta federal dedicada às políticas nacionais de transportes terrestres – ferroviário e rodoviário – e de trânsito.

Santoro tem ampla experiência no setor público. Nos últimos oito anos, esteve à frente da Secretaria da Fazenda de Alagoas, com atuação reconhecida no saneamento das contas do estado. Também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e acumula passagem como subsecretário da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio.

“Estou absolutamente instigado e motivado em contribuir na busca de soluções para destravar projetos que melhorem a infraestrutura de transportes do país”, afirmou Santoro. “Vamos construir esse caminho com a equipe do Ministério dos Transportes, da Infra S.A., do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e também ouvindo a academia, o TCU [Tribunal de Contas da União] e o setor produtivo”, garantiu.

O secretário-executivo também é professor, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.

Desafio
Além de auxiliar no desafio do Governo Federal em recuperar a infraestrutura de transportes no país e promover o reequilíbrio da matriz logística nacional, Santoro terá atuação direta no aprimoramento da gestão do próprio ministério como secretário-executivo. Nesse escopo, assume papel fundamental na definição de medidas que resultem em economia de recursos públicos; avanços na transformação digital da pasta e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à população; bem como adoção de mecanismos voltados à valorização de servidores, entre outros.

É grande também a atuação do secretário-executivo na coordenação, formulação e aprimoramento das políticas públicas e parcerias com a iniciativa privada. Conforme definido no Decreto nº 11.360/2023 [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11360.htm], que cria e define a estrutura do Ministério dos Transportes, integram a Secretaria-Executiva as subsecretarias de Sustentabilidade; Parcerias; Fomento e Planejamento; Planejamento, Orçamento e Administração; e Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação; além da Consultoria Jurídica da pasta.

Antes da definição do titular da Secretaria-Executiva, já estavam nomeados os secretários nacionais de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro [https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2023/02/leonardo-ribeiro-e-o-novo-secretario-nacional-de-transporte-ferroviario]; Rodoviário, Viviane Esse [https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2023/03/viviane-esse-e-a-nova-secretaria-nacional-de-transporte-rodoviario], e de Trânsito, Adrualdo Catão [https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2023/02/com-objetivo-de-reduzir-mortes-no-transito-adrualdo-catao-assume-a-senatran].

Assessoria Especial de Comunicação