Mapa das rodovias do Brasil: entenda como CNT avalia melhores e piores estradas
Pesquisadores partem de 13 cidades do país para avaliar 112.500 km de estradas. Objetivo é entender condições de trafegabilidade e segurança das vias.
Presença de curvas perigosas, situação da sinalização e condições do acostamento são alguns dos dados analisados pela Pesquisa CNT de Rodovias que começa nesta segunda-feira (24), em todo o país. O objetivo é construir um mapa das estradas brasileiras para entender as condições de trafegabilidade e segurança das vias, classificando cada rodovia como ótima, boa, regular, ruim ou péssima.
O estudo, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), reúne 24 pesquisadores que saem de 13 cidades nesta segunda-feira para coletar dados em 100% da malha federal e trechos estaduais (entenda abaixo).
Ao todo são 30 dias de pesquisa de campo. A previsão é avaliar 112.500 km de rodovias.
A pesquisa analisa três pontos principais, segundo Jefferson Cristiano, gerente-executivo de estatística e pesquisa da CNT:
Pavimentação:condição da superfície, situação do acostamento ⚠️
Sinalização: faixas laterais, visibilidade das placas verticais ⚠️
Geometria da via:tipo de rodovia (simples, mão única), presença de curvas perigosas, presença de acostamento, terreno plano, ondulado, presença de terceira faixa ⚠️
Paulo Afonso Lustosa, da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC), que representa empresas de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso, regiões com grande produção agrícola, explica que o impacto da pesquisa é prático.
“Temos graves problemas estruturais do transporte interno. A tecnologia implantada nos campos de plantação do agronegócio se perde na dificuldade do escoamento e do transporte dos produtos”, diz Lustosa.