18 de September de 2023 -

Quais tecnologias ajudam o caminhoneiro na estrada?

Algumas tecnologias ajudam o caminhoneiro na estrada e chegaram para facilitar a rotina de trabalho. Através dessas diversas ferramentas os caminhoneiros conseguem agilizar entregas, definir rotas, encontrar o melhor frete e até se atualizar. Hoje o mercado disponibiliza diversos tipos de aplicativos para auxiliar esses profissionais na estrada. Confirma algumas dessas tecnologias.

Quais tecnologias ajudam o caminhoneiro na estrada?

Aplicativos de frete

Os aplicativos de frete são uma boa opção para os profissionais, principalmente os autônomos, na hora de negociar um frete. Os aplicativos facilitam a intermediação entre o motorista autônomo e os embarcadores de carga, papel tradicionalmente feito pelos agenciadores de carga. Toda a negociação é feita através do aplicativo evitando, assim, contato físico entre as partes. Sem o contato humano e aglomeração de pessoas, a disseminação do vírus é reduzida.

 

 

Alguns motoristas ainda são resistentes a essa tecnologia porém as empresas garantem que todas as transportadoras que anunciam fretes na plataforma passam por um processo de verificação. A ação é necessária para se ter a garantia de que elas realmente existem e trabalham com logística.

Para garantir melhor oportunidades dentro do aplicativo, é importante o autônomo a fazer seu cadastro de forma correta e com informações completas. Confira algumas dicas de como ter sucesso nos aplicativos.

Além disso, ele deve utilizar os aplicativos de maneira segura para ter sucesso nas negociações. Veja algumas dicas de como utilizar os aplicativos com segurança.

Conta Digital

Outra solução já disponível é a conta digital que também facilita o dia a dia na estrada e a ida em bancos. Todas essas tecnologias ajudam o caminhoneiro.

De acordo com a Target Conta Digital, estima-se que mais de 50% dos 538 mil caminhoneiros autônomos não possuam conta em banco tradicional, o que pode ser um desafio em tempos de isolamento social. A conta digital, conforme explica o presidente da Target, José Santos, permite ao motorista ter controle do seu dinheiro, sem precisar sair do caminhão.

É possível fazer todas as transições financeiras e outras necessárias para facilitar o dia a dia na estrada. Essas tecnologias ajudam o caminhoneiro a aumentar a segurança já que evita trabalhar com dinheiro em mãos.

“O caminhoneiro passa muito tempo em viagem, longe da família, que nesse momento está mais ainda desassistida, pois a orientação é o isolamento. Com o cartão de dependentes, ele pode enviar dinheiro para a família, de onde estiver. Não precisa encontrar um caixa eletrônico ou agência bancária para isso”, explica. Confira essa reportagem sobre como funciona a conta digital

Cursos on-line 

Os cursos on-line são uma importante ferramenta para ajudar o caminhoneiro a se manter atualizado sem precisar se deslocar. Ele pode fazer os cursos de dentro da cabine do seu caminhão bastando apenas ter acesso a internet. Além dessa vantagem, o caminhoneiro pode escolher o melhor horário para assistir o conteúdo e, a maioria dos cursos possui durabilidade infinita. Essas tecnologias ajudam o caminhoneiro a se aprimorar e ficar mais competitivo.

A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte –Fabet– oferece ensino a distância, em ambiente virtual interativo, com tutorias, consultas personalizadas, fórum de discussão e professores especialistas nas áreas, unidades didáticas classificadas em módulos formativos.

Além disso faz o acompanhamento pedagógico através de plantões de dúvidas com orientações de profissionais treinados para a educação à distância; processo de avaliação próprio com exercícios de fixação desafiadores e estudos de caso para um entendimento efetivo das bases tecnológicas de cada eixo temático e emissão de certificados.

Sest Senat  oferece curso a distância sem custo. A EaD SEST SENAT oferece a oportunidade de aprender coisas novas. São mais de 200 opções de cursos em nove áreas diferentes: carreira, educação, gestão de negócios, inclusão digital, inovação e criatividade, manutenção e mecânica, meio ambiente e sustentabilidade, saúde e bem-estar e transporte. Toda a família do transportador também pode capacitar com a EaD SEST SENAT.

Alguns exemplos de curso oferecido pelo Sest e que podem contribuir para o crescimento do caminhoneiro: cursos para administrar bem o frete e as finanças; cursos de manutenção, direção segura e tecnologia e cursos para oferecer serviços cada vez melhores. 

APLICATIVOS DE CONVERSA

Os aplicativos de conversa, como o Whatsapp, chegaram para agilizar a comunicação dos caminhoneiros entre eles e entre os caminhoneiros e transportadores. A tecnologia substituiu o antigo Radio PX e hoje é uma das ferramentas mais utilizadas entre os profissionais.

Os inúmeros grupos formados por eles trazem informações sobre a estrada, fretes, alertas de acidentes e entretenimento. Outros caminhoneiros dizem usar a ferramenta para falar diretamente com as transportadoras e conseguir fretes. Essas tecnologias ajudam o caminhoneiro e facilitam o dia a dia.

APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO

Os aplicativos de navegação por GPS, que contém informações de usuários e detalhes sobre rotas, como o Waze, chegaram para facilitar o dia a dia dos caminhoneiros na estrada. Com a ferramenta o caminhoneiro consegue traçar a rota, saber o tempo estimado de chegada ao destino. É possível ter também informações sobre radares, postos de combustíveis e alertas de acidentes. Essas tecnologias ajudam o caminhoneiro e aumentam a segurança na estrada.

CONECTIVIDADE 

Uma das vantagens da conectividade permite ao motorista ter acesso a relatórios que mostram o seu desempenho em relação a dirigibilidade. Além disso, mostra para o profissional quais os pontos precisam ser aprimorados para melhorar os resultados. Assim, o autônomo é incentivado a buscar o aperfeiçoamento através de cursos, treinamentos, uma vez que ele enxerga as reais vantagens para ele. Entre elas, a economia de combustível e de manutenção.

Além de redução dos custos, ter um melhor desempenho profissional ajuda o motorista a ser mais competitivo e conseguir melhores oportunidades.

 

LINK: https://ocarreteiro.com.br/tecnologia/tecnologias-ajudam-o-caminhoneiro/