Recorde de leilões rodoviários garantem R$ 111 bi para modernização de estradas brasileiras e tarifas até 70% mais baratas
Maior ciclo de concessões de rodovias da história do país aumenta a segurança das vias, reduz custos logísticos e facilita o escoamento da produção em rotas essenciais
O maior ciclo de leilões rodoviários da história brasileira é um marco da atual gestão do Governo Federal. Sob a coordenação do Ministério dos Transportes, do início de 2023 até o dia 19 de dezembro de 2024, foram realizados nove leilões para concessão de sistemas rodoviários em todo o país. Número recorde, que tem o potencial de impulsionar mais de R$ 111 bilhões em investimentos para a modernização da infraestrutura nacional de transportes.
“A ideia do presidente Lula é conseguir descontos maiores nos pedágios, tornando o deslocamento nas rodovias mais barato para a população”, assegurou o ministro dos Transportes, Renan Filho, lembrando que as concessões agora fazem parte das prioridades listadas no Novo PAC. Ele explica que, só no leilão do lote 3 das rodovias integradas do Paraná, no último dia 12, a oferta da vencedora do certame representa 70% de desconto sobre a tarifa média praticada hoje na região: de R$ 25 para 100 quilômetros, o povo paranaense passará a pagar, em média, R$ 10.