Após mais de 100 anos, uma lei de 1917 pode ser derrubada nos Estados Unidos. Um projeto de lei apresentado senadores americanos Ben Cardin e Todd Young, quer encerrar a cobrança do Imposto Federal de Consumo sobre caminhões pesados e implementos.
Essa lei foi criada como parte do esforço norte-americano na Primeira Guerra Mundial, e servia para ajudar as Forças Armadas do país a avançarem no conflito. A primeira cobrança desse imposto sobre a venda de um caminhão aconteceu em 1917.
A lei estabelece uma alíquota de 12% sobre o preço de venda do caminhão, sendo o imposto especial de consumo mais alto aplicado a qualquer produto nos EUA.
De acordo com a imprensa norte-americana, essa lei aumenta o preço dos caminhões entre US$ 12.000 e US$ 22.000 (R$ 62,6 mil a R$ 114,8 mil).
Para os senadores, se a revogação desse imposto ocorrer, as empresas e transportadores teriam um incentivo a mais para adquirirem caminhões zero KM, o que aumentaria as vendas, melhorando a economia, e também reduziria emissões e deixaria as estradas mais seguras.
“É hora de revogar esse imposto desatualizado e oneroso sobre nossos caminhoneiros. Nosso projeto de lei abrirá as comportas para investimentos em caminhões e reboques mais seguros e limpos que beneficiarão nossa economia e o meio ambiente”, disse Todd Young.
A American Trucking Associations (ATA) apoia a revogação do imposto.
“O imposto federal sobre a compra de caminhões adiciona quase US$ 25.000 ao custo de novos equipamentos – retardando a implantação de veículos mais seguros e ecológicos. Esse imposto de mais de 100 anos – instituído pela primeira vez para apoiar as tropas americanas durante a Primeira Guerra Mundial, sobreviveu muito à sua utilidade e agora atua como um impedimento para a criação de empregos, redução de emissões e melhoria da segurança nas estradas”, disse o presidente e CEO da ATA, Chris Spear.