Sindicato questiona aumento das tarifas do pedágio antes da execução de obras
Sindtanque vai encaminhar ações ao Ministério dos Transportes e a ANTT questionando os novos valores das tarifas do pedágio da BR-040
Tarifas do pedágio. Na mesma data em que muda a gestão da BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, com o consequente aumento do preço do pedágio, o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque) anunciou que encaminhará ofício ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manifestando a sua insatisfação com os novos preços.
O presidente do Sindicato alertou ainda que, “conforme apurado pela entidade, embarcadores já estariam embutindo o valor dos pedágios nos custos do frete, o que é contra a legislação em vigor (Lei ANTT 11.442). Outra reclamação do Sindicato é de que alguns embarcadores estariam arcando com apenas 50% do pedágio pago pelos transportadores “ainda assim somente com o caminhão carregado, medida também contrária à legislação brasileira, que estabelece que o pagamento deve ser referente à ida e volta”. O Sindicato entende que não faz sentido aumentar as tarifas antes da realização de benfeitoria na estrada.