16 de May de 2023 -

Transporte de cargas perigosas entra na mira da Defesa Civil de VR

Os órgãos e entidades integrantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CE- P2R2) desencadearam na quinta e sexta-feira (23 e 24/2), na cidade de Torres, uma operação de fiscalização do transporte rodoviário.

Participaram da iniciativa oficiais da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Comando Ambiental da Brigada Militar e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem.

No primeiro dia, um representante de cada uma das instituições envolvidas apresentou aos demais quais as atribuições de cada órgão nas etapas que envolvem o transporte de cargas perigosas, desde questões relacionadas a documentos, sinalização, equipamentos de proteção individual dos ocupantes do veículo, autorizações para o transporte, regras de circulação, licenciamento ambiental e fiscalização, dentre outros tópicos.

O coordenador da Região Metropolitana e Litoral, tenente-coronel Adriano Zanini, apresentou ao grupo sobre o papel da Defesa Civil estadual frente a eventos adversos, e o coordenador estadual do P2R2 na Defesa Civil, major Vanderlan Frank Carvalho, dissertou mais especificamente sobre o funcionamento da Comissão Estadual e também sobre a atuação da Defesa Civil e de outras instituições, de forma integrada, frente a acidentes envolvendo produtos perigosos.

O tenente-coronel Zanini destacou que “operações como essa fazem parte da cultura de prevenção referente aos acidentes que possam vir trazer riscos ao meio ambiente e para a população”. Ele disse, ainda, que essa integração entre todos os envolvidos oportuniza que se alcance um alto grau de eficiência e de velocidade nas ações de resposta frente às emergências ambientais que possam ocorrer.

Foram produzidos quatro autos de infração por condutas previstas no Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos e outros cinco autos de infração de trânsito. 

FONTE: https://www.defesacivil.rs.gov.br/defesa-civil-participa-de-operacao-de-fiscalizacao-de-transporte-de-produtos-perigosos